Conferências de Arouca


Revitalização da Democracia e Combate à Corrupção"Revitalização da Democracia e Combate à Corrupção"

Tema em debate na sessão do dia 4 de maio das "Conferências de Arouca", com o Eng.º João Cravinho, inserido no programa evocativo do 25 de abril em Arouca.

Clique aqui para assistir ao registo vídeo da conferência

Relacionados:
Registos fotográficos
João Cravinho e o combate à corrupção

Festa da Liberdade e da Democracia


JOÃO CRAVINHO Notas biográficas *

João Cravinho é Eng.º Civil (IST) e cursou nas Universidades de Yale e Oxford. Iniciou a sua carreira profissional no Ministério da Indústria, onde foi Diretor Geral de Planeamento e fundador do Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial (GEBEI). No fim dos anos 70, foi um dos principais inspiradores da política científica e tecnológica, para o desenvolvimento. Foi professor convidado do ISEG, do ISCTE, da Faculdade de Economia de Coimbra e consultor da OCDE, da Unesco e da Comissão Europeia. Foi membro do Conselho Geral das Universidades, Técnica e de Lisboa.

Possui uma ampla carreira política, no pós-25 de abril, de âmbito parlamentar e governamental. Deputado entre 1979 e 2007, várias vezes presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia da República, Vice-Presidente do Parlamento Europeu. Ainda como deputado, foi promotor, entre outras, da Lei sobre Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e da proposta de lei de combate à corrupção (rejeitada em Plenário). Nessa sequência foi afastado da vida política interna, tendo sido nomeado administrador de The European Bank for Reconstruction and Development (BERD).

Exerceu vários cargos governamentais, nomeadamente, os de Ministro da Indústria e Tecnologia (1975) e de Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território (1995). Foi, ainda, Conselheiro de Estado, Presidente do Centro Europeu de Empresas Públicas e de Interesse Geral. Preside, atualmente, à Comissão Independente para a Descentralização.

* Texto da responsabilidade do Círculo