Notas de Imprensa

Ao terceiro ano, as Jornadas da Floresta irão assumir um cariz mais prático, com a organização de um conjunto de 4 workshops que visam dotar os participantes com conhecimento e ferramentas para se construir uma floresta mais sustentável de um ponto de vista económico e ambiental.
Ler mais...
Janeiro marca o 3.º aniversário do Círculo Cultura e Democracia e no próximo dia 26 (sábado) não faltarão motivos para se juntar à celebração. Para assinalar a data, o Círculo apresenta mais uma “Conferência de Arouca” e promove um jantar com animação musical, havendo ainda lugar à renovação dos seus Orgãos Sociais.
Ler mais...
No próximo dia 17 de novembro, às 21.00h, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, irá decorrer mais um Serão do Círculo, desta vez dedicado ao tema “Lendas e Histórias de Arouca”.
Ler mais...
Regionalização: porque sim e (ou) porque não. É este o tema da "Conferência de Arouca" que, após a pausa do Verão, o Círculo Cultura e Democracia promove, no próximo dia 13 de outubro, às 21,00 horas e que terá lugar na Loja Interativa de Turismo. Como nos debates anteriores, é mais um confronto de ideias, que se pretende abrangente e cujo conteúdo constitui, hoje, uma questão estruturante da vivência e da renovação da democracia.

Ler mais...
Os grandes temas da atualidade continuam a marcar a agenda das “Conferências de Arouca”, promovidas pelo Círculo Cultura e Democracia. Desta vez, será a problemática dos refugiados a merecer atenção. Com o título “Refugiados: e se fosse comigo?”, a próxima conferência terá lugar no dia 21 de julho (sábado), às 17h00, no auditório da loja de turismo de Arouca.
Ler mais...
No próximo sábado, dia 30 de junho, pelas 18h, a Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, volta a ser palco para um singular momento musical, inserido na programação do Círculo Cultura e Democracia. Será um concerto em que um trio de artistas, Marina Pacheco, Horácio Ferreira e Pedro Costa, numa formação de câmara pouco habitual - soprano, clarinete e piano, respetivamente - abraçarão obras de reputados compositores.
Ler mais...
No próximo dia 16 de junho, sábado, pelas 17h, as “novas formas de aprender” serão tema de conversa na Biblioteca da Escola Secundária de Arouca, um encontro inserido no programa de tertúlias promovido pelo Círculo Cultura e Democracia.
Ler mais...
O que se entende por “Agricultura familiar”? Será que só são rentáveis os modelos de maior dimensão económica, privilegiados pelas políticas agrícolas implementadas em Portugal depois da adesão à UE ou a agricultura familiar também pode ser compatível com a modernização, mesmo no caso do minifúndio, como é realidade da nossa região? Como aproveitar a pluralidade dos sistemas agroflorestais existentes e ter as condições necessárias para a sua mobilização para o desenvolvimento? Em que medida a agricultura familiar pode contribuir para uma alimentação saudável e variada?
Ler mais...
Na próxima sexta-feira dia 23 de Fevereiro, às 21 horas, irá realizar-se mais um Serão do Círculo que conta com a colaboração do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e que decorrerá no Salão da Junta de Freguesia de Rossas, concretizando uma vontade de desconcentração e de relacionamento com outras associações do concelho que, desde o início, o Círculo Cultura e Democracia considerou desejável.
Ler mais...