Notas de Imprensa


O que se entende por “Agricultura familiar”? Será que só são rentáveis os modelos de maior dimensão económica, privilegiados pelas políticas agrícolas implementadas em Portugal depois da adesão à UE ou a agricultura familiar também pode ser compatível com a modernização, mesmo no caso do minifúndio, como é realidade da nossa região? Como aproveitar a pluralidade dos sistemas agroflorestais existentes e ter as condições necessárias para a sua mobilização para o desenvolvimento? Em que medida a agricultura familiar pode contribuir para uma alimentação saudável e variada?
Ler mais...
Na próxima sexta-feira dia 23 de Fevereiro, às 21 horas, irá realizar-se mais um Serão do Círculo que conta com a colaboração do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e que decorrerá no Salão da Junta de Freguesia de Rossas, concretizando uma vontade de desconcentração e de relacionamento com outras associações do concelho que, desde o início, o Círculo Cultura e Democracia considerou desejável.
Ler mais...
“Cultura e Democracia: a memória, o património e a construção de identidades” é o tema da próxima “Conferência de Arouca”, que terá lugar no dia 3 de fevereiro de 2018, assinalando o segundo aniversário do Círculo Cultura e Democracia, associação criada em janeiro de 2016.

Ler mais...
Vivemos numa era fantástica de comunicação. Que melhor mundo pode existir para o completo florescimento da Liberdade de Expressão, algo que deve ser uma causa de cidadania?

Com este pensamento, o Círculo Cultura e Democracia promove duas sessões no próximo dia 18 de novembro, no intuito de refletir, sensibilizar e encorajar a Liberdade de Expressão, neste nosso mundo multidimensional:

Ler mais...
No dia 28 de outubro, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, às 17h, o Círculo Cultura e Democracia marca encontro com a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Maria Andresen de Sousa Tavares, sua filha, irá falar de aspetos marcantes da sua obra e o ator Diogo Dória lerá alguns dos seus poemas.
Ler mais...
O Círculo Cultura e Democracia retoma as “Conferências de Arouca” no próximo dia 14 de outubro, com o tema “O nosso dinheiro e o funcionamento do sistema financeiro”. Fernando Teixeira dos Santos e Ricardo Paes Mamede, duas reconhecidas personalidades da área da Economia e analistas incontornáveis, da evolução da nossa situação socioeconómica, nos meios de comunicação social, são os oradores convidados.
Ler mais...
No próximo dia 30 de Julho, pelas 17h, na Sala do Capítulo, no Mosteiro de Arouca, terá lugar um recital para dois violinos. O Círculo Cultura e Democracia volta assim novamente à música, precisamente um ano após ter promovido um recital de canto e piano, que deixou boa memória em todos quanto assistiram a esse momento musical. Serão intérpretes duas jovens artistas, a inglesa Laura Rickard e Matilde Loureiro, que tem raízes familiares em Arouca.
Ler mais...
No dia 15 de julho, a partir das 16h30, no auditório da Loja de Turismo de Arouca, haverá lugar a mais uma “Conferência de Arouca”, desta vez subordinada ao tema “As Religiões: a Guerra e a Paz”. Frei Bento Domingues e António Marujo são os oradores convidados do Círculo Cultura e Democracia.
Ler mais...
O próximo “Serão do Círculo”, programa de tertúlias dinamizado pelo Círculo Cultura e Democracia, realiza-se no dia 24 de junho, às 21h00, no Salão do Centro Cultural Recreativo e Desportivo (C.C.R.D.) de Santa Maria do Monte.
Ler mais...