Notícias




A propósito das datas de 25 de abril e de 1 de maio, o Círculo preparou um conjunto de atividades que, mais do que comemorativas, têm como objetivo trazer-nos à memória as suas grandes conquistas e reavivar em nós a preocupação de zelar para que permaneçam como bens maiores. Fizemo-lo dando uma especial atenção às atividades dirigidas aos mais pequenos. Porque abril também é das crianças.

Associamo-nos nesta organização à Câmara Municipal de Arouca e à Associação Unidos de Rossas e contamos com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, Bibliotecas Escolares, Banda Musical de Arouca e Grupo Coral de Urrô.

A 26 de abril, “Liberdade trocada por miúdos” é o tema de duas miniconferências que terão lugar na Biblioteca Escolar de Escariz e na Ludoteca Escolar de Arouca, com duas turmas do 4.º ano. O objetivo é desafiar os miúdos e miúdas a questionar e pensar no conceito de Liberdade - O que é a liberdade, o que significa para mim? Como é posta em causa? Como sei se sou livre? A liberdade existe para todos? Como posso implicar-me para preservar ou ter mais liberdade? Gabriela Trevisan, professora e investigadora na área da infância e dos estudos da criança, será a dinamizadora das sessões.

No dia 1 de Maio, o Auditório da Loja Interativa de Turismo é palco para uma manifestação artística, “Música e Poesia pela Liberdade”, aberta a todos. A Banda Musical de Arouca, com o seu Conjunto de Câmara, e o Grupo Coral de Urrô apresentam um concerto, ponteado pela leitura de poemas por alunas e alunos da Escola Secundária de Arouca. O programa gira em torno de várias leituras e representações. Enquanto os poemas são evocativos da liberdade, o repertório musical é variado, incluindo música usada em contextos de resistência e de luta, música que celebra a liberdade e ainda a liberdade para compor e para ouvir.

O envolvimento do Círculo com este tema termina a 4 de Maio, com mais uma “Conferência de Arouca”, intitulada “Revitalização da democracia e o combate à corrupção”. Será orador o Eng.º João Cravinho, que foi ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do território, entre 1995 e 1999, e cujas propostas contra a corrupção são conhecidas.

Abaixo encontra-se o programa comemorativo completo, que começa com “A Caminhada da Liberdade”, no dia do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos, passos que serão acompanhados por palavras ditas e cantadas, largada de pombos, e, por certo, muito convívio. [Por razões meteorológicas, a Caminhada foi adiada para o dia 11 de maio].
cartaz25abril2019