Serão abordados os seguintes tópicos:
• Enquadramento da invasão da Ucrânia na política externa russa. Motivações e justificações.
• Desenvolvimentos da arquitetura de segurança europeia e enquadramento dos acontecimentos atuais nesse contexto. Que ordem de segurança europeia?
• Ações e reações no contexto da guerra na Ucrânia. Implicações para a Rússia. Consequências para a Ucrânia. Reordenamento ocidental. O espaço pós-soviético. Breve apontamento sobre China e Turquia.
MARIA RAQUEL FREIRE é a conferencista convidada para nos ajudar a compreender melhor tudo o que está em jogo. É especialista em Relações Internacionais, investigadora no Centro de Estudos Sociais e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra. Os seus interesses centram-se nos estudos para a paz, política externa, segurança internacional, União Europeia, Rússia e espaço pós-Soviético, com vasta obra publicada sobre sobre estas temáticas.
A sessão conta também com a intervenção de MARYNA TREPOVA, cidadã ucraniana que se encontra a residir temporariamente em Arouca, fundadora e diretora-executiva de uma consultora em Kyiv, que partilhará opiniões e vivências dos acontecimentos, bem como a sua visão para quando esta guerra acabar.
Após as intervenções das oradoras, haverá um período de debate com a assistência, que se deseja vivo e empenhado, e onde todos são convidados a participar. Para que cidadãos portugueses e ucranianos possam usufruir de uma participação plena, haverá interpretação simultânea português-ucraniano e tradução sequencial de ucraniano-português.
Será mais uma “Conferência de Arouca”, dedicada a um momento crítico da nossa história, como sempre, com entrada livre. A não perder.