Notícias

Informa-se que a conferência “Guerra na Ucrânia, Contexto e Implicações”, integrada no Ciclo de Conferências de Arouca, programada para o dia 27 de maio, pelas 21h00, no Auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, foi ADIADA por motivos de isolamento obrigatório de conferencista. Será anunciada nova data em breve.

Serão abordados os seguintes tópicos:
• Enquadramento da invasão da Ucrânia na política externa russa. Motivações e justificações.
• Desenvolvimentos da arquitetura de segurança europeia e enquadramento dos acontecimentos atuais nesse contexto. Que ordem de segurança europeia?
• Ações e reações no contexto da guerra na Ucrânia. Implicações para a Rússia. Consequências para a Ucrânia. Reordenamento ocidental. O espaço pós-soviético. Breve apontamento sobre China e Turquia.

MARIA RAQUEL FREIRE é a conferencista convidada para nos ajudar a compreender melhor tudo o que está em jogo. É especialista em Relações Internacionais, investigadora no Centro de Estudos Sociais e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra. Os seus interesses centram-se nos estudos para a paz, política externa, segurança internacional, União Europeia, Rússia e espaço pós-Soviético, com vasta obra publicada sobre sobre estas temáticas. 

A sessão conta também com a intervenção de MARYNA TREPOVA, cidadã ucraniana que se encontra a residir temporariamente em Arouca, fundadora e diretora-executiva de uma consultora em Kyiv, que partilhará opiniões e vivências dos acontecimentos, bem como a sua visão para quando esta guerra acabar. 

Após as intervenções das oradoras, haverá um período de debate com a assistência, que se deseja vivo e empenhado, e onde todos são convidados a participar. Para que cidadãos portugueses e ucranianos possam usufruir de uma participação plena, haverá interpretação simultânea português-ucraniano e tradução sequencial de ucraniano-português.

Será mais uma “Conferência de Arouca”, dedicada a um momento crítico da nossa história, como sempre, com entrada livre. A não perder.