Notícias



“A nossa voz na Europa” é o mote da iniciativa conjunta do Agrupamento de Escolas de Arouca e do Círculo Cultura e Democracia, que decorre na manhã da próxima sexta-feira, 28 de maio.

O intuito é estimular o pensamento e o debate sobre a UE, sensibilizar para a cidadania europeia e para a construção europeia, que é de todos os cidadãos, e motivar os mais jovens a fazerem ouvir a sua voz.

São convidados a eurodeputada Marisa Matias, que será oradora de uma videoconferência sobre “Desafios da Europa a 27 e o papel de Portugal nesta nova conjuntura europeia”, sessão aberta a toda a comunidade, e o projeto E(U)lections’19, que irá dinamizar uma ação de formação com os alunos, a partir de um exercício lançado pela Comissão Juncker, de imaginar cinco cenários para o futuro da União Europeia e fazer opções.

O programa completo, que inclui também dois momentos culturais protagonizados por alunos do AEA, pode ser consultado abaixo. A primeira parte, entre as 9h25 e as 10h45, é aberta à participação por via remota, bastando efetuar uma inscrição prévia a partir do formulário disponibilizado aqui: https://bit.ly/33S8jFs

Programa

Parte I - Sessão online aberta à comunidade (mediante inscrição)
09h25  Abertura
09h35  Desafios da Europa a 27 e o papel de Portugal nesta nova conjuntura europeia
           - Comunicação da Eurodeputada MARISA MATIAS seguida de debate
10h20  Momento cultural pelos alunos do AEA
Intervalo
10h40  Momento cultural pelos alunos do AEA

Parte II - Sessão reservada à Escola
10h45  Reabertura
11h00  Cinco cenários para o futuro da Europa, pensar para decidir e mudar
           - Workshop online com formadores do projeto E(U)lections’19: Think, Decide, Change!
12h30  Encerramento


Marisa Matias é doutorada em Sociologia, ativista e política. Participou ativamente em movimentos cívicos ligados à cultura, ambiente e direitos sexuais. Foi eleita deputada ao Parlamento Europeu pelo Bloco de Esquerda em 2009, 2014 e 2019. Integra atualmente a Comissão Parlamentar da Indústria, da Investigação e da Energia, a Comissão dos Assuntos Externos e a Subcomissão dos Direitos do Homem. É ainda co-presidente do Intergrupo do Combate à Pobreza, que junta deputados de vários países e diferentes áreas políticas. Foi candidata à Presidência da República em 2016 e 2021.

E(U)lections’19: Pensar, decidir, mudar! é um projeto promovido pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL), em parceria com a associação europeia Young Educators (Portugal), Stichting CAAT Projects (Países Baixos) e Fondazione Flaminia (Itália), financiado pela CE. Tem como objetivo sensibilizar e encorajar os jovens europeus para uma cidadania europeia ativa e combater a abstenção nas eleições europeias, através de atividades baseadas em dinâmicas de educação não formal.