Notícias

Rio Paiva a montante da aldeira da Paradinha

Integrada no ciclo de conversas digitais “Que Mundo Queremos Depois da Pandemia”, terá lugar mais uma atividade, com o tema A água, um recurso a proteger - os rios Paiva e Arda. A sessão ocorrerá no próximo dia 8 de maio pelas 21h15.

A razão deste debate prende-se com a importância dum recurso natural de que todos dependemos e ao qual nem sempre damos a devida atenção e relevo. O concelho de Arouca é atravessado por dois afluentes do Rio Douro, o Paiva e o Arda, dois importantes cursos de água, que nos habituamos a ver e a usufruir, pensando que a saúde e a vida destes rios são independentes da nossa ação, o que não é verdade, uma vez que a intervenção humana é a causa primeira de desequilíbrios que afetam os ecossistemas. Debater estes assuntos poderá contribuir para despertarmos para uma ação positiva e influenciadora, para a tomada de consciência de um problema que pode estar nas nossas mãos ajudar a resolver.

Serão intervenientes nesta conversa digital:

A Professora Edna Cabecinha da UTAD que apresentará os resultados do projeto ALICE que envolve um estudo sobre o rio Paiva e a caracterização da sua bacia, contemplando entre outros aspetos, a sua topografia, a fauna e flora, problemas que apresenta e eventuais soluções;

Urtiarda, SOS rio Paiva, Clube do Paiva, entidades cujo trabalho as torna conhecedoras privilegiadas das características e problemas dos rios Paiva e Arda.

A moderação estará a cargo de Paulo Costa e Gustavo Briz da INDUCAR, uma organização nacional que trabalha em prol da promoção da educação não formal enquanto ferramenta para a transformação social, fomentando processos participativos de aprendizagens e governação em rede, neste caso em ligação com a rede Douro Vivo que promove a participação pública na gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Douro.

Esta sessão decorrerá através da plataforma digital Zoom para a qual é necessária a inscrição prévia no seguinte formulário: https://bit.ly/3aWgBju. O link para aceder à sala da videoconferência será enviado por email aos inscritos. 

Convidamos todos os interessados a participar.