Notícias




Liberdade de informação, liberdade de opinião e Democracia
é o mote para a Conversa Digital que o Círculo vai realizar, no dia 27 de março, pelas 21 horas e 15 minutos. Integrada no ciclo de conversas digitais "Que mundo queremos depois da pandemia?", procura promover uma discussão sobre questões e preocupações relativas à informação e opinião que, hoje, nos são veiculadas pelos órgãos de comunicação social e pelas redes sociais, e refletir sobre os desafios para o tempo futuro.

São nossos convidados: o jornalista Jorge Wemans, fundador do jornal Público, provedor do telespectador da RTP até ao fim de 2020, que apresentará uma comunicação sobre “Cidadania, Media e Liberdade em Democracia”, representantes dos media e jornalistas de Arouca, José Carlos Silva, diretor do jornal Roda Viva, Óscar Brandão, diretor do jornal Discurso Direto, Cláudia Oliveira, jornalista e Cátia Cardoso, jornalista, e o nosso associado e amigo Jorge Gonçalves, professor e investigador da Universidade do Porto, a quem caberá o papel de moderador.

A liberdade de comunicação, a liberdade de opinião e a liberdade de imprensa, sempre constituíram condições essenciais da existência e funcionamento das democracias. A evolução tecnológica, possibilitando mais e melhores meios de expressão e disseminação, oferece cada vez mais hipóteses para a Democracia funcionar e prosperar. Por outro lado, a digitalização veio afetar profundamente o modelo de negócio dos media, e o jornalismo em particular, penalizando o seu papel, e ampliar as fontes de desinformação, manipulação e propaganda e de comportamentos antiéticos. Temos observado portanto - esta época de pandemia e a forma como as questões relativas à Covid-19 têm vindo a ser abordadas mais reforçaram esta visão - que aquelas condições também se estão a transformar em desgaste da própria Democracia. As causas e consequências de tudo isto, à escala global e local, são o motivo das reflexões que queremos em conjunto fazer na nossa sessão.

Vai decorrer em formato digital (plataforma Zoom) e a participação a todos aberta está sujeita a inscrição prévia a partir deste link: bit.ly/2QoywIn. O link para aceder à sessão será enviado aos inscritos por email no próprio dia.