Notícias



O Círculo realizará, no próximo dia 1 de junho, às 17h, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, uma conferência subordinada ao tema “A Inteligência Artificial e o seu impacto”.

Será orador o Professor Eugénio Oliveira, que tem uma carreira dedicada ao ensino e à investigação, nas áreas de Informática e Inteligência Artificial.

O que é a Inteligência Artificial (IA), qual o seu impacto? Realizações, promessas e perigos. Ética e Inteligência Artificial. São tópicos para nos fazer pensar e interessar pelo futuro que se está a desenhar agora com a nova era de desenvolvimento tecnológico. Por muitos considerada um avanço sem paralelo na história, é cada vez maior a influência das aplicações de IA, podendo melhorar as nossas vidas, mas também levantando preocupações. Simultaneamente fascinante e inquietante, moldará irremediavelmente o futuro, com impacto para todos.

Será a IA capaz de libertar as pessoas e amplificar o potencial humano? Que revolução ao nível da economia, do emprego, da medicina? Como nos podemos preparar para não gerar ganhadores e perdedores? Poderão as máquinas tornar-se verdadeiramente inteligentes (IA geral)? Qual poderá vir a ser a relação homem-máquina? Estaremos a colocar a própria humanidade em risco?

Na conferência serão abordadas as questões relacionadas com as realizações atuais, os desenvolvimentos potenciais e o impacto da IA na nossa sociedade, bem como a publicidade excessiva em torno da temática. A Inteligência Artificial Geral e os princípios éticos também serão examinados. Haverá certamente oportunidade para desmistificar algumas ideias pré-concebidas, assim como para deixar algumas reflexões sobre o futuro.

Eugénio Oliveira é Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (UP). Foi um dos elementos fundadores do LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial da UP, do qual também foi Diretor, e foi criador e Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Informática. Em 1983 recebeu o Prémio Gulbenkian para a Ciência e Tecnologia (ex-aequo). É membro da Comissão Científica da Fundação Gulbenkian para os Novos Talentos em IA e colaborador de várias organizações cientificas internacionais.