Notícias



“Desenvolvimento, Território e Sustentabilidade: A Cultura como Suporte” é o tema das Jornadas dedicadas às Ciências Sociais, que, no seguimento das anteriores Jornadas de Ciência de Arouca, em 2015 e 2016, se realizam nos próximos dias 15 e 16 de dezembro.
 
A iniciativa é uma organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Arouca, do Círculo Cultura e Democracia e da Câmara Municipal de Arouca, e conta com o apoio do AVCOA (Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis).

Pensar nas questões do desenvolvimento, do território e da iniciativa criadora, de uma perspetiva multidisciplinar, com base em áreas como a Filosofia, a Economia, a Sociologia, a Geografia, a Demografia ou a Literatura, e promover o encontro de intervenientes diretos no desenvolvimento local – a Escola, desde logo, com o seu papel primordial, e os seus alunos, mas também representantes de instituições públicas e privadas, que falarão sobre o que se passa em Arouca – com reconhecidos especialistas nacionais nestas matérias, é o que propõem estas Jornadas.

O programa completo pode ser consultado aqui.

No programa, até à mesa redonda sob o mote “A criação, o Homem e o território”, com moderação do Professor Manuel Sobrinho Simões, as conferências abordarão aspetos diversos: “Ética e desenvolvimento”, “Território, Desenvolvimento e Sustentabilidade“, “Território, Demografia e Ordenamento”, “Espaços rurais e espaços urbanos”. Para além destes temas, haverá um momento sobre "Filosofar na Escola" e um painel dedicado à “Escrita e criação”, com a presença da poetisa e professora universitária Ana Amaral Dias.

Entre os oradores vindos da Academia encontram-se ainda os Professores Augusto Mateus (antigo ministro da Economia), João Ferrão (Geografia), João Peixoto (Sociologia), Luís Moita (Filosofia) e Teresa Barata Salgueiro (Geografia). Alunos e ex-alunos dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e Escariz, e representantes da AECA, Adrimag, Arouca Geopark, CMA e SOS Rio Paiva, farão parte das comunicações.

O programa prevê também um momento cultural com uma performance dos Alunos do Ensino Especializado da Dança.

No centro de tudo, o mais importante recurso do território, que são suas gentes! Às gentes de Arouca, os organizadores esperam poder proporcionar dois dias enriquecedores e um espaço de debate sobre estas matérias.

As sessões terão lugar na Escola Secundária de Arouca e na Loja Interativa de Turismo. A entrada é livre.