Notícias



Há precisamente um ano o Círculo Cultura e Democracia promoveu um recital de canto e piano que deixou boa memória em todos quantos assistiram a esse momento musical. Acontece que este ano voltamos novamente à música, agora com um recital para dois violinos que decorrerá no dia 30 de julho, pelas 17h, na Sala do Capítulo, no Mosteiro de Arouca. Serão violinistas duas jovens artistas, a inglesa Laura Rickard e Matilde Loureiro que tem raízes familiares em Arouca e de quem partiu a proposta para este concerto.

Neste recital serão executadas e comentadas várias obras para dois violinos de épocas e estilos variados, começando com uma sonata do compositor e violinista francês Leclair (1697-1764), do período barroco, e um dueto de Haydn (1732-1809), um marco do estilo clássico austríaco. Serão interpretados também dois andamentos da segunda Sonata para Violino solo de Bach (1685-1750), uma referência na música instrumental e cuja influência podemos sentir ainda na música de Prokofiev (1891-1953), nomeadamente na Sonata para Dois Violinos, que apresenta a estrutura típica da Sonata da Chiesa (como a sonata de Bach) mas numa linguagem modernista. Para completar esta festa de música para violino, serão executados os Duos de Bartók (1881-1945), inspirados no folclore húngaro.

A qualidade do programa, a já grande experiência das artistas e a beleza da Sala do Capítulo, onde decorrerá o recital, são contribuições seguras para o sucesso desta iniciativa.