O ambiente de crescente polarização social e política, sentido em Portugal e em várias partes do mundo, será o tema central da próxima "Conferência de Arouca". Intitulada "Polarização - o Mundo a Preto e Branco", terá lugar no próximo dia 22 de novembro, às 21h, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca.
A democracia assenta em valores essenciais como o pluralismo e o diálogo, mas estes têm vindo a ser desafiados por discursos extremistas e intolerância. Esta visão polarizada, que reduz a complexidade do mundo a uma lógica de "preto e branco", compromete a convivência cívica e a confiança nas instituições democráticas.
José Pacheco Pereira, investigador da história nacional contemporânea, professor, político, autor, analista da cena política e mediática, reconhecido pelo seu pensamento independente, virá a Arouca refletir sobre este fenómeno e os riscos que representa para a democracia conquistada há 50 anos.
A entrada é livre. Sejam bem-vindos!
Em agenda
Tome nota das próximas sessões das "Conferências de Arouca", que continuam a procurar proporcionar encontros entre pensadores, especialistas e cidadãos interessados em refletir sobre alguns dos temas que mais nos desafiam ou inspiram:
Outros Mundos do Universo - 29 novembro - 21h - Loja Interativa de Turismo de Arouca
A exploração do universo - em particular, saber se existem, em torno de outras estrelas, planetas parecidos com a Terra, se neles haverá ou poderá ter surgido vida extraterrestre, e se poderemos vir a colonizá-los - continua a fascinar cientistas e curiosos de todas as idades e formações. Esta conferência, conduzida por Nuno Cardoso Santos, investigador na vanguarda da descoberta de exoplanetas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Professor da Faculdade de Ciências na U.Porto, será uma uma oportunidade para conhecer os avanços científicos mais recentes sobre a existência de "Outros Mundos".
Dinâmicas na Geopolítica Global - 14 dezembro - 16h30 - Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão, Mosteiro de Arouca [adiada para data a anunciar brevemente]
A cientista política Raquel Vaz-Pinto, investigadora de Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa, é a oradora que se segue. A conferência irá abordar questões relacionadas com a ordem internacional em formação: os novos centros de poder, os EUA, a China e a estratégia na Ásia-Pacífico, as guerras, os rearranjos geopolíticos e o lugar da Europa. Dinâmicas que moldam o cenário global e que terão impacto internacional e local.