Notícias



A conferência intitulada Guerra na Ucrânia, Contexto e Implicações, adiada em maio, irá realizar-se no próximo dia 10 de setembro, pelas 21h15, no Auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca.

Meio ano depois do início da guerra, com consequências humanas devastadoras e um fim que parece cada vez mais incerto, importa olhar para as circunstâncias que levaram à invasão, as ações e reações dos vários atores, e os efeitos na reconfiguração geopolítica global.

Maria Raquel Freire, conferencista convidada para contextualizar e ajudar a entender melhor tudo o que está em jogo, é Professora catedrática de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra. Leciona e investiga nos domínios dos estudos para a paz, política externa, UE, Rússia e espaço pós-Soviético, e tem vasta obra publicada sobre estas temáticas. A sua intervenção terá o seguinte roteiro:
- Enquadrar a invasão da Ucrânia na política externa russa. Que motivações? Que justificações?
- Perceber os desenvolvimentos da arquitetura de segurança europeia. Que ordem de segurança europeia? E internacional?
- A geopolítica de guerra: Implicações para a Rússia. Consequências para a Ucrânia. Reordenamento ocidental. Espaço pós-soviético. Breve apontamento sobre China e Turquia.

Maryna Trepova, cidadã ucraniana, diretora executiva de uma consultora em Kyiv, que se encontra a residir temporariamente em Arouca, partilhará as suas opiniões e vivências: o que pensam os ucranianos sobre a guerra, e qual a sua atitude face aos russos e à Rússia? O que explica a resistência ucraniana? Como se vive hoje na Ucrânia?

Daniela Nascimento
, professora de Relações Internacionais e investigadora da Universidade de Coimbra, especialista em direitos humanos e ação humanitária, será a moderadora.

Após as intervenções das oradoras, haverá um período de debate com a assistência, que se deseja vivo e empenhado, e onde todos são convidados a participar. Para que falantes de português e de ucraniano possam usufruir de uma participação plena, haverá interpretação simultânea português-ucraniano e tradução sequencial de ucraniano-português.

Será uma “Conferência de Arouca” dedicada a um momento crítico da nossa história.
Esperamos por si.

_________________
Breves notas biográficas das oradoras encontram-se aqui.