Notícias



O Círculo Cultura e Democracia vai organizar, no âmbito das “Conferências de Arouca”, no dia 9 de abril, pelas 17h30, na Biblioteca D. Domingos Pinho Brandão, uma sessão de debate sob o tema: “Dois anos de pandemia - O que aprendemos? O que mudou?”.

Pretende-se promover uma troca de ideias sobre temas relacionados com as alterações sociais e comportamentais, o impacto na educação, no sistema de saúde, no trabalho e na economia, provocadas ou aceleradas pela pandemia.
Será que essas alterações vieram para ficar?
Houve uma aprendizagem que permita que, como sociedade, tenhamos uma melhor capacidade de resposta a uma futura pandemia?

Contamos com a presença dos seguintes convidados:
  • João Arriscado Nunes, Professor Catedrático Aposentado de Sociologia da FEUC e Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
  • Amélia Rodrigues, Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca
  • António Alves, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Feira/Arouca
  • Gisela Camisão, Vice-presidente da Associação Empresarial de Cambra e Arouca
Depois das primeiras intervenções dos oradores, haverá um período para questões e debate com o público presente.

Apesar de muitos aspetos que, forçosamente, terão que ficar de fora, com este debate pretende-se estimular uma troca de ideias sobre o “pós-pandemia de Covid-19“, tentando contribuir para uma melhor consciencialização dos desafios que nos foram colocados enquanto sociedade e assim para uma melhor capacidade de resposta coletiva a uma futura pandemia.