Notícias

Não apenas com sentido comemorativo, mas a propósito do 25 de abril e do 1.º de maio, realizou-se, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Escariz e na Ludoteca da Escola EB1 de Arouca, a miniconferência “Liberdade trocada por miúdos”, desenvolvida com alunos e alunas do 4.º ano e dinamizada por Gabriela Trevisan, professora e investigadora na área da Infância e dos Estudos da Criança.
 
No dia 25 de Abril, ouvimos muitos dizer que, há 45 anos, Portugal conquistou a Liberdade. É verdade!
Ouvimos também a alguém que “a Liberdade é mais frágil do que um cravo”. Concordamos em absoluto!

Conscientes desta fragilidade e da necessidade de continuar a afirmar a importância das conquistas fundamentais de Abril, o Círculo Cultura e Democracia e a Câmara Municipal, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho, organizaram e promoveram esta atividade. Porque Abril também é das crianças!
img 3218
As duas sessões decorreram em ambiente descontraído, com uma apresentação clara e simples, mas muito motivadora, por parte da animadora, com projeção de texto, de imagem e de som, referência a obras publicadas e a personalidades como Malala. Da parte dos meninos e das meninas houve grande e animada participação, colocando questões e dando respostas, num diálogo que se prolongará para além do dia de hoje, com o compromisso assumido de lhe dar continuidade.

A miniconferência sobre Liberdade, criada por Gabriela Trevisan com José Maria Vieira Mendes, fez parte da programação do Teatro Maria Matos - "Miniconferências para miúdas e miúdos curiosos"- uma ideia original de Susana Menezes.
img 3270img 3304Mais alguns registos fotográficos, aqui.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

  • Recital de Piano e Canto