Notícias



Foto: Biblioteca Municipal de Arouca

"Liberdade trocada por miúdos"
Hoje vamos estar na Biblioteca Escolar de Escariz e na Ludoteca Escolar de Arouca, com alunos do 4.º ano, em duas mini-conferências guiadas por Gabriela Trevisan, professora e investigadora na área da Infância. 

Para a oradora, uma mini-mesa, uma mini-cadeira. Para a mini-audiência, pufes. O cenário é descontraído, mas a intenção é séria: desafiar os miúdos e miúdas a pensar e a questionar o conceito de Liberdade - O que é a liberdade, o que significa para mim? Como é posta em causa? Como sei se sou livre? A liberdade existe para todos? Como posso implicar-me para preservar ou ter mais liberdade? E outras tantas questões trazidas pelas crianças.

Com esta primeira mini-conferência aventuramo-nos a desmontar um conceito complexo em explicações que possam deixar qualquer miúdo satisfeito. Permitimo-nos perguntar e ser questionados. Atrevemo-nos a criar espaço para imaginar novas formas de viver a liberdade de cada um.

Um tesouro tão grande e tão
valioso que, sem ele, não podiam ser felizes.
A liberdade? Um tesouro?
Em “O tesouro”, de Manuel António Pina.


Gabriela de Pina Trevisan é doutorada em Estudos da Criança (Universidade do Minho), no âmbito da cidadania e participação infantil. As suas áreas de investigação incluem a sociologia da Infância, os direitos das crianças, a intervenção comunitária, o trabalho socioeducativo com crianças e jovens e famílias. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e atualmente coordena a Secção Temática Sociologia da Infância da Associação Portuguesa de Sociologia.

Esta iniciativa está integrada no programa de comemorações do 25 de abril em Arouca, uma organização do Círculo, da Câmara Municipal e da Associação Unidos de Rossas. Conta com o apoio e a colaboração das Bibliotecas Escolares e dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e Escariz.