Notícias

“Cultura e Democracia: a memória, o património e a construção de identidades” é o mote para a “Conferência de Arouca” que terá lugar no dia 3 de fevereiro de 2018, assinalando o segundo aniversário do Círculo Cultura e Democracia. Orgulhosos que somos da nossa pertença a Arouca, a discussão do tema poderá permitir identificar o que de melhor consolida esta identidade.
 
O Professor José Eduardo Franco é o conferencista convidado. Historiador e autor de múltipla obra publicada, sublinha-se a sua qualidade de coordenador da publicação (no Círculo de Leitores) da "Obra completa do Padre António Vieira” (30 vols) e, em conjunto com o Prof. Carlos Fiolhais, das “Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa” (30 vols, em curso). Salientam-se ainda as suas qualidades de comunicador, animador e fomentador de debates.
 
A fundação de uma democracia moderna em Portugal, fez proliferar um conjunto de obras destinadas a pensar e repensar a identidade portuguesa, assinados por nomes grandes da nossa intelectualidade. A conferência pretende dar conta e refletir sobre esse esforço intenso e quase permanente que se tem observado ao longo da história da cultura portuguesa no sentido de procurar definir, de construir e de reconstruir o modo como nos entendemos como povo, em especial nos momentos de euforia ou de crise grave, na sequência da ascensão e queda de regimes, ou ainda no contexto de fortes ameaças externas.
 
A conferência realizar-se-á no auditório da Loja de Turismo de Arouca, às 17h00, com um período final aberto a intervenções da assistência. 

Temos o prazer de convidar todos a assistir e a participar.

Mais informações, sobre o teor da conferência e o perfil do conferencista, poderão ser encontradas aqui.