Memórias



Fotografia de Claúdio Anes


Reforçar a sensibilização para a natureza, nomeadamente a partir do Arouca Geopark, instar os poderes públicos locais e centrais a envolverem-se mais na formação profissional, tanto para os trabalhadores da floresta como para os agricultores, e na educação ambiental junto dos jovens, fazendo ligação aos programas escolares, propor às juntas de freguesia que se envolvam mais na preservação e divulgação do património natural da sua área, foram algumas das prioridades manifestadas pelos mais de trinta participantes de uma Jornada que decorreu na tarde do dia 18 de junho do ano corrente, nas instalações da Academia Sénior de Arouca (ASARC).

Património Natural, Ecológico e Paisagístico no concelho de Arouca — e Cidadania, foi o mote da Jornada, organizada em parceria pela Campo Aberto (associação de defesa do ambiente sedeada no Porto), pelo Círculo Cultura e Democracia e pela Semente de Futuro, ambas com sede no concelho de Arouca. A Jornada contou com o apoio e participação da AGA – Associação Geoparque Arouca e do Pelouro do Ambiente do município.

Desenvolver o voluntariado nesta área, incentivar os cidadãos a que se impliquem pessoalmente na preservação desse património através de comportamentos coerentes com tal objetivo, evitar o desperdício de água e melhorar a sustentabilidade das linhas de água existentes, combater a ideia de que é difícil habitar a floresta, criar um centro tecnológico em matéria florestal, considerar comparativamente os efeitos da agricultura convencional face à agricultura biológica, foram alguns outros dos temas abordados. Para uma informação mais pormenorizada, veja-se este documento. Uma notícia complementar sobre a Jornada pode encontrar-se no blogue Mirante, mantido pelo vice-presidente da ASARC, Dr. José Cerca.

A Jornada contou, no período inicial, com uma saudação da Presidente do executivo municipal de Arouca, Margarida Belém. Foi a seguir feita uma comunicação pela Coordenadora Executiva da AGA, Dra Daniela Rocha (que acompanhou os trabalhos durante toda a Jornada), sobre a história, objetivos e âmbito de intervenção do Geoparque, bem como sobre a forma como nele se encara o património natural, ecológico e paisagístico enquanto Geoparque Mundial da UNESCO.

Também o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Arouca, António Carlos Duarte, esteve presente, tendo apresentado algumas ideias do Pelouro do Ambiente sobre os temas abordados, em intervenção na parte final da Jornada. Nessa parte, em plenário, os participantes partilharam os resultados da troca de ideias realizada entretanto em pequenos grupos, tendo sido então debatidas algumas das propostas apresentadas nesses grupos.

Relacionados:
MEMÓRIA com um resumo da sessão
Alguns registos fotográficos
Jornada sobre Património Natural, Ecológico e Paisagístico - blogue DO MEU MIRANTE