Matinés / Serões



Lendas e Histórias de Arouca
LENDAS E HISTÓRIAS DE AROUCA

Que histórias são estas? Umas são narrativas ficcionadas com referências espaciais e temporais a Arouca, por vezes em contexto histórico. Outras, narrativas curtas que mostram sentimentos e preocupações que são nossas desde sempre: o mistério, a relação do visível com o invisível, os sonhos, mouras encantadas e lobos, os medos e as fantasmagorias que eles criam, histórias intemporais que tanto aparecem em Arouca como noutros lugares do mundo porque as preocupações humanas são semelhantes em todo o lado. E quem não gosta de histórias? Estas são em contexto Arouquense, mais um motivo para nos acompanhar e participar com mais uma história neste Serão do Círculo.

Este Serão é uma iniciativa do Círculo Cultura e Democracia, com a colaboração do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas. Terá Introdução e Comentários do Prof. Doutor Arnaldo Saraiva.

Arnaldo Saraiva é professor emérito da Universidade do Porto, de cuja Faculdade de Letras foi professor, tendo também ensinado na Universidade da Califórnia em Santa Barbara (1978-1979), na Universidade de Paris – Sorbonne Nouvelle (1993-1994) e na Universidade Católica Portuguesa - Porto (2003-2009). Foi membro da direcção da Cooperativa Árvore, presidente do Conselho Geral do Boavista Futebol Clube, fundador do Centro de Estudos Pessoanos, presidente da Fundação Eugénio de Andrade, cronista colaborador da Radiotelevisão Portuguesa e da Radiodifusão Portuguesa e ator em filmes de Luís Galvão Teles, António Reis, Saguenail e Joaquim Pinto. É autor de extensa bibliografia.

O Grupo Cultural e Recreativo de Rossas, GCRR, é uma associação que foi fundada a 11 de junho de 1981, tendo-se destacado ao longo dos seus anos de existência nas mais diversas áreas. É, no entanto, o TEATRO a atividade por excelência desta associação, fruto das raízes que esta arte tem na freguesia de Rossas. Tem atualmente em cena a peça “Café Portugal”, preparada em conjunto com o Teatro Regional da Serra do Montemuro, e está a ultimar um novo espetáculo de teatro de variedades cuja estreia está prevista para o próximo mês de dezembro.