Jornadas


Jornada da Floresta - 2019JORNADAS DA FLORESTA 2019
As Jornadas da Floresta assumem ao terceiro ano um novo modelo, com uma componente mais prática e mais próxima, mediante a organização de 4 workshops. Os workshops serão focados em questões de natureza operacional, tendo como objetivo ajudar a preparar os múltiplos agentes do terreno com conhecimentos e ferramentas para os desafios colocados pela floresta que queremos, e de que precisamos, para o futuro. Serão também uma oportunidade de encontro para partilha e discussão de casos, e de entreajuda.

O programa completo, que integra as Jornadas Juniores da Floresta e uma sessão pública no final dos workshops, pode ser visualizado na imagem à esquerda. Alguns registos fotográficos disponíveis na galeria.

30 de março a 27 de abril
Workshops "A floresta de que precisamos"
Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Arouca | 9h30 - 13h

          30 março
          9h30 | Workshop 1. A floresta de que precisamos - Obstáculos e desafios

          6 abril
          9h30 | Workshop 2. A floresta de que precisamos - Respostas a dar
          ANTÓNIO LOURO (Câmara Municipal de Mação / Fórum Florestal)

Os dois primeiros workshops serão orientados pelo Eng.º António Louro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, presidente da AfloMação - Associação de Produtores Florestais do Concelho de Mação e do Fórum Florestal, que já participou em edições anteriores das Jornadas.
António Louro tem-se dedicado ao longo dos anos ao estudo das questões da floresta e dos incêndios, tendo promovido a execução de várias ferramentas de gestão e proteção da floresta, já implementadas com sucesso.
O planeamento, ordenamento e gestão florestal, os problemas do minifúndio, da ausência e envelhecimento da população residente, e a consequente diminuição da capacidade de intervenção na floresta, são também áreas em que tem sido reconhecida a sua intervenção.

13 abril
9h30 | Workshop 3. Meios a mobilizar - Custos e financiamento
NÉLIA PINTO AIRES (AGRO.GES)

O workshop 3 será dinamizado pela Eng.ª Nélia Pinto Aires, licenciada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, que integra a equipa técnica da AGRO.GES - Sociedade de Estudos e Projetos, uma empresa de prestação de serviços de apoio ao desenvolvimento rural e ao sector agro-florestal.
A sua colaboração naquela empresa tem-se centrado na elaboração de planos de gestão e de ordenamento florestal, planeamentos estratégicos e avaliações rústicas, e na preparação de candidaturas aos apoios comunitários.
Com sólidas competências técnicas no âmbito da elaboração e análise de estudos e projetos e conhecimentos relacionados com a rentabilidade da atividade florestal, assuntos a abordar também, apresentará os principais meios de financiamento ao setor.

27 abril
9h30 | Workshop 4. Floresta: gestão individual ou coletiva?
AMÉRICO MENDES (Universidade Católica Portuguesa / Associação Florestal do Vale do Sousa)

Professor Associado de Economia da Católica Porto Business School e Presidente da Direção da Associação Florestal do Vale do Sousa, Américo Mendes será o orientador do último workshop.
Doutorado em economia pela Universidade do Arizona (1995) tem-se dedicado às áreas de Economia e Política Social e Economia e Política Florestal. Tem mais de 50 trabalhos científicos sobre Economia e Política Florestal.
Como académico e dirigente associativo, tem sido um voz crítica das políticas públicas para a floresta em Portugal. Face à estrutura fundiária existente, defende que não há muito que se possa fazer sem um esforço de organização associativa dos agentes económicos, e que a prioridade deveria ser o incentivo às formas de gestão florestal agrupada, a começar pelas que já existem (organizações de produtores e ZIFs).

Público-alvo: proprietários e produtores florestais, profissionais ligados à floresta e ao ambiente, técnicos de organismos públicos, autarcas e todas as pessoas interessadas nestas matérias.
Inscrições: A participação nos workshops é gratuita (com número limitado de participantes), sujeita a inscrição prévia em www.afedv.pt.