Conferências de Arouca



Energia, Sustentabilidade e ClimaCONFERÊNCIAS DE AROUCA
24 de fevereiro de 2024 - 16:00 - Auditório da Loja de Turismo de Arouca
ENERGIA, SUSTENTABILIDADE E CLIMA


Júlia Seixas, professora e investigadora na área da Energia, Ambiente e Alterações Climáticas, pró-reitora da NOVA para a sustentabilidade, e Bruno Soares Gonçalves, investigador e presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, partilharão o seu entendimento sobre os desafios para a transição energética perante a crise climática e a complexidade para garantir o equilíbrio da Terra, na conferência que assinala o 8.º aniversário do Círculo.

Abaixo os sumários das comunicações e nota biográfica dos oradores convidados.











A transformação do sistema energético e a sustentabilidade do Planeta
A disponibilidade tecnológica atual (e.g. solar, eólica, baterias, hidrogénio verde, bombas de calor) para a transformação do sistema energético com vista a alcançarmos o objetivo do Acordo de Paris é suficiente para garantir a sustentabilidade do Planeta? Assumindo vontade e decisão política, disponibilidade financeira e inteligência para não deixar ninguém para trás, o que falta nesta visão? O abastecimento, direto ou indireto, de materiais e outros bens de origens longínquas e diversas é um dos elefantes na sala desta transformação, porque não se integra informação sobre a sua base de sustentabilidade (e.g. emissões de gases com efeito de estufa, destruição de habitats, direitos humanos). Discutir-se-á a complexidade da Sustentabilidade do Planeta.

JSeixas 2021


Júlia Seixas
Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, e investigadora sénior no centro de investigação CENSE, na área de sistemas energéticos sustentáveis. Coordena estudos de apoio a políticas públicas de mitigação climática há mais de 20 anos. Tem mais de 70 publicações em revistas científicas internacionais. Coordenou o EIT Climate-KIC Hub Portugal de 2016 a 2021, dedicado a programas de inovação para a ação climática. Desde 2021 é pró-reitora da NOVA na área da sustentabilidade.



Descarbonizar: missão impossível?

Os combustíveis fósseis representam um fração significativa da energia primária consumida e o caminho para nos libertarmos é ainda longo. A solução passa por um aumento crescente da electrificação de muitos aspectos da sociedade. Esta via implica o uso de fontes de energia descarbonizadas, verdadeiras armas de descarbonização maciça. Missão impossível? Nesta palestra serão abordadas algumas das soluções que permitem descarbonizar a produção de energia, garantindo o desenvolvimento sustentável e a segurança do abastecimento, e a motivação para as adoptar.

BrunoSGoncalvesBruno Soares Gonçalves é doutorado em Física (IST/UTL, 2003). Em 2005 a sua tese de doutoramento foi distinguida com o “European Physical Society Plasma Division PhD Research Award”.
Bruno Soares Gonçalves é Investigador Coordenador do Instituto Superior Técnico e Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (desde Maio 2012) e responsável pelo Grupo de Engenharia e Integração de Sistemas do IPFN . Liderou vários projectos de investigação nas áreas de desenvolvimento de diagnósticos para dispositivos de fusão nuclear e de sistemas de controlo e aquisição de dados. É também membro de vários Comités do Programa Europeu de Fusão, de comités Cientificos de várias conferências internacionais.
É co-inventor de 4 patentes e co-autor de mais de uma centena de artigos publicados em revistas internacionais.
É autor do livro de divulgação “Fusão Nuclear na era da alterações climáticas” (gratuito online: www.ipfn.tecnico.ulisboa.pt/fusao_nuclear_alteracoes_climaticas/download.html)