Conferências de Arouca


ECONOMIA SOLIDÁRIA, A ECONOMIA DO FUTURO?






Economia Solidária, a Economia do Futuro?


O que se entende por Economia Solidária e quais as suas particularidades?
O que traz de novo em relação à Economia Social? Poderá resolver problemas deixados de lado pela Economia de Mercado?
Como se inserem as propostas da Economia Solidária no combate à desigualdade e exclusão social?
Qual a sua dimensão política? Que relação com a sustentabilidade, com a comunidade e o lugar? 
E como poderão as práticas económicas e sociais da Economia Solidária ser implementadas para o desenvolvimento local, por exemplo em Arouca?

Nesta conversa aberta, para a qual o público também é convidado a intervir, teremos connosco dois especialistas nesta área:


Luciane dos Santos
Luciane Lucas dos Santos
Luciane Lucas dos Santos é investigadora associada no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Atualmente, é investigadora principal do projeto europeu "BioTraCes - Biodiversity and Transformative Change for Plural and Nature-Positive Societies" em Portugal, liderado pela Wageningen University. É também investigadora no projeto EuroREGEN (Redes transnacionais para o desenvolvimento regenerativo na Europa), liderado pelo ISCTE-IUL, e de que o CES é parceiro institucional. Co-coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL-CES) e o Grupo de Trabalho Policredos. Integra ainda a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI". Foi professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde construiu uma parte significativa de seu percurso académico. Relativamente à investigação, são seus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.


Rogério Roque AmaroRogério Roque Amaro
Economista, professor associado jubilado do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, coordenador das Pós-graduações em Economia Social e Solidária e em Desenvolvimento Comunitário, membro do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, presidente da Comissão Científica do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico e da Revista de Economia Solidária, fundador da Pluriversidade Comunitária, consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).