Notícias



Organizado pelo Círculo Cultura e Democracia teve lugar, no passado sábado dia 1 de agosto, no auditório da Loja Interativa de Turismo, um concerto com um programa de canto e poesia, pelo grupo vocal Capítulo. Este grupo, composto por cinco jovens cantores, com currículos em que se destacam atuações que vão da área do lied à ópera e à música sacra, apresentaram em Arouca um programa a que deram o nome de Capítulo 1 – Arqueologia da Identidade Nacional.

Gonçalo Sério, um dos elementos do Capítulo, começou por explicar o sentido do projeto, referindo que o trabalho do grupo incide na recuperação de uma memória cultural portuguesa, sendo a música popular indispensável para esse fim.

O concerto desenvolveu-se em sete partes, cada uma delas introduzida por um poema - foram ouvidos poemas de Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Florbela Espanca e Eugénio de Andrade. Ao poema sucedeu-se o canto com destaque para os textos do cancioneiro popular, trabalhados maioritariamente pelos compositores Fernando Lopes-Graça e Claúdio Carneiro. De salientar duas composições pertencentes ao Cancioneiro de Arouca em arranjos de Fernando Valente e Pedro Santos. Os cantores apresentaram-se em formações que foram do dueto ao quinteto.

Apesar das limitações que os tempos adversos que vivemos nos impõem, o público compareceu e assistiu interessado. Os aplausos mostraram o agrado com que foi passada esta hora de música.