Notícias

No próximo dia 22 de abril, as “Conferências de Arouca” deter-se-ão sobre o tema: “Repartição dos rendimentos, património e desenvolvimento”, sendo oradores a Professora Maria Manuela Silva e o Professor Carlos Farinha Rodrigues, ambos docentes do ISEG (Universidade de Lisboa).

A questão da interação e interdependência entre o desenvolvimento e a forma como a sociedade e o processo produtivo estão organizados, para afetar ou distribuir os resultados da riqueza criada, é um dos problemas mais centrais na construção do nosso presente e do nosso futuro. O desenvolvimento que desejamos poderá ser ou não realizado, de acordo com o esquema de repartição que tiver sido escolhido. Não é um problema individual. É um problema de sociedade.

O Círculo Cultura e Democracia sente-se extremamente honrado por poder trazer a Arouca os Professores Maria Manuela Silva e Carlos Farinha Rodrigues, dois dos mais reputados especialistas para connosco debater esta problemática e para nos falarem daquelas interdependências e da situação hoje existente em Portugal e em outros países. 

É importante, é um imperativo de democracia, tomarmos consciência do que é que está em causa, quando tomamos por adquiridas as opções correntes de repartição ou, pelo contrário, nos dispomos a descobrir sobre o que está em causa para realizarmos o desenvolvimento que desejamos e que é possível. 

A Conferência terá lugar no Auditório da Loja de Turismo de Arouca, às 15:00. Mais informações, sobre os conferencistas e os tópicos das suas intervenções, poderão ser consultados aqui.