Notas de Imprensa

Cidadãos e organizações reúnem-se para discutir o Património Ambiental

A Campo Aberto, Associação de Defesa do Ambiente, vai organizar, em parceria com o Círculo Cultura e Democracia e a Semente de Futuro, uma “Jornada sobre Património Natural, Ecológico e Paisagístico - e Cidadania, no Concelho de Arouca”.

O evento, cujo programa pode ser consultado abaixo, terá lugar no dia 18 de junho, das 14h às 18h, nas instalações da Academia Sénior de Arouca (ASARC) – Praça Dr. Sá Carneiro, 7A. A inscrição é gratuita, mas necessária para poder participar.

Esta Jornada tem por objetivo partilhar conhecimentos e experiências e suscitar o diálogo e concertação entre cidadãos e autoridades no que diz respeito ao Património Natural, Ecológico e Paisagístico em Arouca.

Iniciar-se-á por uma comunicação da Coordenadora do Arouca Geopark, Daniela Rocha, sobre os conceitos de Património Natural, Ecológico e Paisagístico e sua concretização prática, à luz do programa Geoparques Globais UNESCO (UGG). A seguir e para que cada participante tenha a possibilidade de expor as suas ideias, uma parte da tarde está reservada para uma Conversa Aberta, em pequenos grupos, cujas principais reflexões serão depois apresentadas em plenário, onde haverá ainda lugar para debate / troca de ideias.

Todas as pessoas e entidades interessadas pela preservação e conservação deste Património são convidadas a inscrever-se até ao dia 14 de junho, inclusive, acedendo ao formulário para o efeito a partir dos websites e redes sociais das associações organizadoras (através da ligação bit.ly/3ms4z77). Para agilizar a organização dos grupos, é pedido aos interessados que selecionem uma de três áreas temáticas no momento da inscrição.

Jornada Património Natural,
Ecológico e Paisagístico - e Cidadania, no Concelho de Arouca
18 de junho de 2022

14:00    Receção dos participantes

14:30    Apresentação do tema e do desenvolvimento da Jornada

14:45    COMUNICAÇÃO PELO AROUCA GEOPARK
Conceitos de património natural, ecológico e paisagístico e sua concretização prática, à luz do programa Geoparques Globais UNESCO (UGG)

15:10    Trabalho em grupos pelos participantes em CONVERSA ABERTA - Ouvir e ser Ouvido
Temas correspondentes a três grupos temáticos:
  • Atividades agrícolas, florestais, turísticas e o ambiente;
  • Atividades económicas, artesanais e empresariais e o ambiente;
  • Cidadania e o Património Natural Ecológico e Paisagístico.
16:10    Pausa

16:30    Partilha dos trabalhos de grupo e troca de ideias