Notas de Imprensa

Medicina e Literatura será tema de conversa entre José Pedro Serra e Manuel Sobrinho Simões

No próximo dia 18 de setembro, pelas 18h, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, terá lugar mais uma atividade do Círculo Cultura e Democracia. Trata-se de uma conversa/debate sobre o tema Medicina e Literatura em que serão convidados os Professores José Pedro Serra e Manuel Sobrinho Simões, encontro que a associação organizadora se viu forçada a adiar em virtude da situação epidemiológica no concelho no passado mês de julho.

O tema surge da constatação de que, frequentemente, a medicina e a literatura se encontram associadas. Qual a razão desta ligação? Será a escrita uma fuga ao contacto com a fragilidade e o sofrimento humano que a medicina comporta? Ou, pelo contrário, são exatamente essas as razões que a inspiram? Muitas são as questões que se levantam.

José Pedro Serra, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com áreas de especialização em Cultura e Literatura Clássicas e Literatura Comparada e Manuel Sobrinho Simões, Professor Catedrático de Medicina da Universidade do Porto, fundador do Ipatimup, prémio Pessoa, eleito em 2015 o maior patologista do mundo, são interlocutores que pelo seu saber, experiência e capacidade de comunicação farão deste debate com o público um momento particularmente interessante e enriquecedor.

Em virtude das limitações da fase de desconfinamento em que nos encontramos há regras e medidas de segurança a cumprir, razão pela qual se solicita aos interessados que procedam à sua prévia inscrição a partir do site do Círculo (www.circuloculturaedemocracia.pt). A inscrição é gratuita e sujeita à lotação máxima da sala.