Notas de Imprensa

Conferências de Arouca: "Repartição dos rendimentos, património e desenvolvimento"

No próximo dia 22 de abril será realizada mais uma “Conferência de Arouca”, subordinada ao tema “Repartição dos rendimentos, património e desenvolvimento”.

A questão da interação e interdependência entre o desenvolvimento e a forma como a sociedade e o processo produtivo estão organizados, para afetar ou distribuir os resultados da riqueza criada, é um dos problemas mais centrais na construção do nosso presente e do nosso futuro. O desenvolvimento que desejamos poderá ser ou não realizado, de acordo com o esquema de repartição que tiver sido escolhido. Não é um problema individual. É um problema de sociedade.
 
O Círculo Cultura e Democracia sente-se extremamente honrado por poder trazer a Arouca a Prof.ª Maria Manuela Silva e o Prof. Carlos Farinha Rodrigues, dois dos mais reputados especialistas para connosco debater esta problemática e para nos falarem daquelas interdependências e da situação hoje existente em Portugal e em outros países.

Maria Manuela Silva tem Doutoramento Honoris Causa em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, onde foi Professora catedrática convidada; desempenhou diversos cargos na Administração Pública e hoje em dia coordena o Grupo Economia e Sociedade (GES). A sua intervenção centrar-se-á no trinómio Desenvolver, Crescer e Repartir.

Carlos Farinha Rodrigues é Professor do ISEG, Coordenador do Mestrado em Economia e Políticas Públicas daquele instituto, investigador do Cemapre e Coordenador científico do Observatório das Desigualdades (CIES-IUL). Na sua intervenção procurará apresentar os indicadores da desigualdade e da pobreza em Portugal, bem como a sua recente evolução.

A Conferência terá lugar no Auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, com início às 15h00.

Mais informações aqui.