Outras Atividades

Recital de Canto e Piano

Programa

Hugo Wolf (1860-1903) – do Livro de Canções Italianas
- IV Louvai Aquele a quem o mundo devemos
- VIII Façamos as pazes querido amor
- XIV Amigo, vamos disfarçar-nos de monges
- XVIII Ergue a linda cabeça e não durmas
- XXII Vim trazer-vos uma serenata

Gabriel Fauré (1845-1924) – 3 canções
- Claire de Lune
- Lydia
- Après un rêve

Francesco Paolo Tosti (1846-1916) – 2 canções
- Malìa
- L’ultimo bacio

3 Árias de ópera e opereta
- Mozart (1756-1791) Dalla sua pace – da ópera D. Giovanni
- Franz Lehár (1870-1948) Teu é todo o meu coração – da opereta “A terra dos sorrisos”
- Rossini (1792-1868) Sim, juro encontrá-la – da ópera “A gata borralheira”

Nuno Vieira de Almeida estudou em Lisboa com José Manuel Beirão e, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, em Viena com Leonid Brumberg e em Londres com Geoffrey Parsons.

Apresenta-se regularmente como pianista de Lied com os maiores cantores nacionais e grandes nomes internacionais (Gundula Janowitz, Peter Weber, Peter Jelosits, Ulla Gustafson, Gabriele Fontana, etc) em Portugal e no estrangeiro. Deu em Portugal muitas primeiras audições de obras de compositores como Schönberg, Webern, Wolf, VonEinen; Sckreker, Korngold, Weil, Bernstein, Britten, etc. Em primeira audição mundial obras de: João Madureira, Carlos Caires, Constança Capdeville, Paulo Brandão, etc. Foi co-autor com Yvette Centeno do programa de rádio “O texto e a música”. É professor na Escola Superior de Música de Lisboa.

Alguns trabalhos e apresentações: Gravação da integral para canto e piano de Luís de Freitas Branco e Joly Braga Santos assim como um duplo CD com obra para canto e piano de Fernando Lopes-Graça com Elsa Saque. Gravação de um CD com obras de Lopes Graça nunca antes gravadas, com Ana Maria Pinto e João Rodrigues, e um outro recentemente editado com obras de Viana da Mota. Recital Mozart em Viena com Peter Weber, Peter Jelosits e Gabriele Fontana. Recital Poulenc, Recital Fernando Lopes Graça na assembleia da república. Inaugurou com a soprano Elisabete Matos, o novo Forum Luísa Todi em Setúbal em Setembro de 2012, com um recital de canto e piano. Doutorado em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa – 2015.

João Terleira iniciou os seus estudos na Academia de Música de Viana do Castelo. É licenciado em Canto pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Porto, sob a orientação de Rui Taveira.

Cantou em obras como Requiem, Missa Domenicus e Missa da Coroação de W.A. Mozart; Messiah de G.F. Händel; Johannespassion, Magnificat e Kantatte 147 de J.S. Bach, 9ª Sinfonia de L. v. Beethoven entre outros recitais com obras de F. Schubert, B. Britten ou H. Wolf, em território nacional e estrangeiro. Em Ópera, cantou os principais papéis em Dido & Aeneias (H.Purcell), Cosi fan Tutte, Die Zauberflöte, D.Giovanni (W. A. Mozart), Die Sieben Todsünde, Mahagonny – Songspiel (K. Weill), L’Enfant et les Sortilèges (M. Ravel), The Fairy Queen (H. Purcell), Rita (G. Donizetti) e Frühlings Erwachen (B. Mernier), além de ter participado na estreia de Mumadona de C. Azevedo, produção exclusiva de Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012.

Ganhou o 4º prémio no “4º Concurso Nacional de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa”. Desde 2013, é membro do Estúdio de Ópera da Flandres, sediado em Gent, na Bélgica.

Notícias Relacionadas:
João Terleira e Nuno Vieira de Almeida oferecem Recital de Canto e Piano, no próximo dia 30 de julho
João Terleira e Nuno Vieira de Almeida encantaram...

Fotos da Iniciativa | Vídeo da Iniciativa