Matinés / Serões

Novas Formas de Aprender
NOVAS FORMAS DE APRENDER
 
"Novas formas de aprender" é o mote para esta Tertúlia, que decorrerá na Biblioteca da Escola Secundária de Arouca, no dia 16 de junho, às 17h.
 
Conta com a presença do professor Luís Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas do Freixo, em Ponte de Lima, como moderador, e com a participação de professores e alunos de Arouca envolvidos no projeto "Autonomia e flexibilidade curricular".

Encontrar boas práticas em sala de aula que inspirem os alunos e também sirvam de referência para outros professores pode parecer uma missão um tanto ou quanto complicada num sistema educacional desfasado. Deste modo, pensamos ser estimulante uma discussão em volta dos diferentes pontos de vista relacionados com as novas formas de aprender, podendo ser estas os motores de transformação na educação e o ensino em Portugal.







LUÍS FERNANDES  Nota Biográfica

Concluiu uma licenciatura em Ensino (1991); Curso de Especialização em Desenvolvimento Curricular (2001); Mestrado em Educação - Desenvolvimento Curricular; Curso de Líderes Inovadores (2011); Mestrado em Administração Escolar (2014); Masterclass Designing Strategies for Transformational Learning (2017) da KAOS PILOT, Education Design Agency.
Mestre em Desenvolvimento Curricular e Administração Escolar;
Membro do Pedagogical Advisory Board da Teacher Academy na Comissão Europeia;
Membro do Microsoft in Education Advisory Board;
Membro do Conselho da Escolas.

É formador certificado e foi convidado como orador em várias conferências e encontros sobre educação e tecnologia e em alguns fóruns internacionais de educação da Microsoft (Lisboa 2011; Praga 2012; Barcelona 2014) e como orador no Education Leaders Briefing (Bruxelas, 2014). Foi reconhecido como Microsoft Innovative Educator Expert (2013).
É membro de vários conselhos consultivos e grupos de trabalho nos Estados Unidos da América, Bélgica e Portugal.

É responsável por vários projetos que integraram inovação e tecnologia, para alunos e professores, que foram premiados local e internacionalmente. Recentemente a Microsoft distinguiu o Agrupamento de Escolas de Freixo como Showcase School (2012-2018).


Sobre o AE Freixo

O Agrupamento de Escolas de Freixo é uma escola pública fundada em 1986. Situa-se na região do Norte de Portugal, no Concelho de Ponte de Lima. Tem cerca de 700 alunos do pré-escolar até ao 9.º e serve uma população de mais de 7 mil habitantes.

O Agrupamento de Escolas de Freixo assume-se como uma referência no que diz respeito ao seu papel na educação, mas também no desporto, cultura e experiências tecnológicas. As atividades extracurriculares têm uma grande importância complementando e enriquecendo as aprendizagens dos alunos, num quadro flexível e integrado da educação. Esforçamo-nos por proporcionar uma experiência educativa ajustada aos desafios do Século XXI.

Através da Comunicação, Prática e Conhecimento pretende criar uma instituição educativa digitalmente capaz de desenvolver essas competências.