Conferências de Arouca

conferênci abril 2016

As raízes da presente instabilidade mundial: o que têm as pequenas e grandes potências a ver com isto? | RAQUEL FREIRE e SANDRA DIAS FERNANDES

Conferencista:  Prof.ª Doutora Raquel Freire

Maria Raquel Freire é Professora Associada com Agregação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais daquela Faculdade (CES/FEUC).

Algumas notas biográficas
É atualmente Diretora do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos do CES|FEUC; Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP) e membro do Conselho Executivo da Direção da Associação Europeia de Estudos Internacionais (EISA), com sede em Bruxelas.

Doutorada, em 2002, em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido. Licenciada, em 1995, em Relações Internacionais pela Universidade do Minho.

Pelo seu trabalho científico têm-lhe sido atribuídos diversos prémios e distinções nacionais e estrangeiros, nomeadamente: Professor do Ano de Relações Internacionais, VIII Edição Prémios Minerva, atribuído por Universidade Lusíada do Porto (2004); Millennium Award Presented for the Outstanding Research Paper by a Younger Scholar, atribuído por Comparative Interdisciplinary Studies Section, International Studies Association (2006).

Especialista em estudos para a paz, política externa e segurança internacional, os seus interesses de investigação centram-se, atualmente, sobre política externa da Federação Russa e espaço pós- Soviético; construção e manutenção da paz e política externa.

Nestas áreas de investigação tem diversas obras publicadas em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, entre outras:

A Rússia de Putin: Vectores Estruturantes de Política Externa, Almedina, 2011;Consolidação da Paz e a sua Sustentabilidade: coorganizadora de Competing for Influence: The EU and Russia in Post-Soviet Eurasia e de Russia and European Security, com Roger E. Kanet, Republic of Letters (2 vols.) 2012, bem como de Russia and Its Near Neighbours: Identity, Interests and Foreign Policy, também com Roger E. Kanet, Palgrave, 2012; A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico: Dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado, com Patricia Daehnhardt, IUC, 2014; Segurança, Liberdade e Política: A Escola de Copenhaga em Português, com André Barrinha, Imprensa de Ciências Sociais, 2015. 

Comentadora:  Prof.ª Doutora Sandra Dias Fernandes

Professora auxiliar da Universidade do Minho na área das Relações Internacionais e Ciência Política (desde 2001) e investigadora sobre as relações entre a União Europeia e a Rússia.

Algumas notas biográficas
Atualmente dirige a Licenciatura e Mestrado em Relações Internacionais e é Diretora-adjunta do Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública, da Universidade do Minho.

É membro eleito da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP) e membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade do Minho.

Doutorada em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po).

Lecionou cursos sobre a segurança europeia e relações UE-Rússia em diversas universidades nomeadamente, Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Instituto Estatal de Moscovo (Universidade) de Relações Internacionais (MGIMO), Universidade de Economia de Izmir (Turquia), Universidade de Ljubljana (Eslovénia) e pela Jagiellonian University (Polónia).

O seu trabalho científico foi agraciado com o Prémio Jacques Delors 2005 e a sua obra “Europa (In) segura União Europeia, Rússia, Aliança Atlântica: A Institucionalização de uma Relação Estratégica” foi publicada em 2006 (Editora Principia).

Colaborou como investigadora visitante “visiting research fellow” com o Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPS), em Bruxelas e é autora de publicações versando sobre a segurança europeia, a União Europeia e a Rússia, nomeadamente: Putin's Foreign Policy towards Europe: Evolving Trends of an (Un) Avoidable Relationship. In Roger Kanet and Rémi Piet (eds). Shifting Priorities in Russia's Foreign and Security Policy. Ashgate: 13-34 (2014).

Fotos da Conferência