Sobre nós

Círculo Cultura e Democracia | Plataforma de acção cívica

Hoje, mais do que nunca após o 25 de Abril de 1974, é reconhecida a importância do funcionamento democrático da sociedade, qualquer que seja a perspetiva com que a queiramos encarar. A qualidade da democracia e do seu funcionamento, apesar das críticas que lhe têm vindo a ser dirigidas, tornou-se um problema incontornável, que não podemos, nem queremos, ignorar.

Pouco tempo depois do fim da 2ª Grande Guerra, Winston Churchill, perante o debate intenso a que se assistia, declarou com mestria que “A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as outras que já foram experimentadas”. Nos nossos dias são poucos os que contestam que a democracia deve ser olhada como fonte de progresso material e como seiva que permite alimentar o respeito pela dignidade da pessoa humana, na sua diversidade, multiculturalidade, interculturalidade, única via na promoção de uma sociedade livre, justa, solidária e fraterna.

A democracia é, assim, um objetivo mas é, também, um caminho. O caminho possui balizas que devem ser respeitadas. É esse respeito que permite aprofundar o funcionamento democrático, possibilitando que cada um possa ser mais cidadão. Duas, e porventura as mais importantes dessas balizas, são a informação sobre o que nos rodeia e a compreensão do que está em causa em cada momento na construção da sociedade. Um cidadão pouco esclarecido ou mal informado, não está em condições de poder optar e tomar decisões que sirvam os seus próprios interesses e os da sociedade de que deseja ser parte. O que é válido para a comunidade como um todo é-o, também, em Arouca.

Os subscritores desta Plataforma propõem-se animar a realização de reflexões e debates que facilitem e permitam que cada um possa ser parte de uma sociedade e de uma democracia que sente como mais sua. Propõem-se, igualmente, reunir esforços para que da promoção desta ambição façam parte os mais e os menos novos. A curto prazo, procurarão levar a cabo essa iniciativa, em Arouca, que é a sua terra de nascimento ou de adoção, e de que muito gostam.

Não pretendemos sobrepor-nos ao trabalho cívico e político que, felizmente, muitas outras instituições já desenvolvem em Arouca. Queremos, antes, mobilizando capacidades disponíveis, nomeadamente, de relacionamento, proporcionar espaços de informação e reflexão, até agora ainda não existentes. Procuraremos, sempre que julgado de mútuo interesse, mobilizar esforços comuns a várias instituições, com vista a potenciar resultados que por todos possam ser considerados relevantes, dentro dos propósitos acima enunciados.

Documento Constituição da Associação