Notas de Imprensa



Conferência de Arouca / Serão do Círculo | 18 nov

Vivemos numa era fantástica de comunicação. Que melhor mundo pode existir para o completo florescimento da Liberdade de Expressão, algo que deve ser uma causa de cidadania?

Com este pensamento, o Círculo Cultura e Democracia promove duas sessões no próximo dia 18 de novembro, no intuito de refletir, sensibilizar e encorajar a Liberdade de Expressão, neste nosso mundo multidimensional:

  • às 15h, a "Conferência de Arouca"subordinada ao tema Liberdade de Imprensa: um direito ultrapassado?, com Jorge Wemans, Maria Flor Pedroso e Nicolau Santos, três reconhecidos jornalistas, como oradores convidados, e com a moderação da jornalista arouquense Cláudia Oliveira;
  • às 21h15, mais um "Serão do Círculo", que, lançando o mote #humaniza-net, procura desafiar para uma reflexão conjunta sobre a expressão livre e a expressão de ódio na internet, guiada pelos mentores do projeto Respeech, com alunos, ex-alunos e professores da Escola Secundária de Arouca.
A imprensa livre encontra-se hoje condicionada, pelas opções dos cidadãos, pela agenda dos poderes económicos, pelas próprias opções dos jornalistas? Os nossos convidados procurarão abordar estes desafios na sessão das “Conferências de Arouca” e perspetivar o jornalismo para um tempo futuro.

Ao serão, continuaremos a celebrar a liberdade de expressão, numa conversa desassossegada, onde todos são convidados a dialogar. A sessão procurará desconstruir preconceitos e o discurso de ódio na internet e “angariar” multiplicadores para contranarrativas positivas, nas quais a empatia, a tolerância e o respeito pelos direitos fundamentais poderão promover comunidades mais abertas e inclusivas.

A “Conferência de Arouca” terá lugar no Auditório da Loja de Turismo e o “Serão do Círculo” decorrerá na cafetaria Transat, situada no parque municipal de Arouca. O acesso a ambos os eventos é livre.
 
Breve nota sobre os convidados:
Jorge Wemans é diplomado em jornalismo e é o atual provedor do telespetador da RTP, tendo passado pela direção da RTP2, da Agência Lusa, do Público e do Expresso. Maria Flor Pedroso, licenciada em Sociologia, tem feito carreira sobretudo na Radio; atualmente é editora de política na Antena 1 e conduz semanalmente “A entrevista de Maria Flor Pedroso” na radio e televisão públicas. Nicolau Santos, com um percurso marcante na imprensa escrita, licenciado em Economia, é diretor-adjunto do Expresso e co-apresentador do programa “Expresso da meia-noite” na SIC-Notícias.
 
Respeech – nome que surge da ideia de construir uma expressão oposta ao discurso de ódio: o discurso com respeito, Re(respectful/respeitoso) speech(discurso) - é uma campanha composta por estudantes do Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), motivada pela necessidade de uma maior consciencialização e sentido crítico dos jovens sobre a importância do respeito pela diversidade, liberdade de expressão e todos os restantes Direitos Humanos.