Notas de Imprensa



Conferências de Arouca | "O nosso dinheiro e o funcionamento do sistema financeiro"

O Círculo Cultura e Democracia retoma as “Conferências de Arouca” no próximo dia 14 de outubro, com o tema “O nosso dinheiro e o funcionamento do sistema financeiro”. Fernando Teixeira dos Santos e Ricardo Paes Mamede, duas reconhecidas personalidades da área da Economia e analistas incontornáveis, da evolução da nossa situação socioeconómica, nos meios de comunicação social, são os oradores convidados.

A recente crise e o peso da dívida, tornaram evidente a interdependência do sistema financeiro e da economia real, vivendo-se tempos de grande controvérsia, com especialistas a defender um reforço regulatório e a criticar as ajudas às instituições financeiras, orientações contestadas por outros economistas, que consideram que a reestruturação, a capitalização e a proteção do setor deviam ser a primeira prioridade política e económica do país.

Em que pé estamos e quais as implicações, no financiamento da economia, na estabilidade dos bancos, na evolução do emprego, na distribuição de rendimentos e nos direitos sociais, são algumas das pistas que ambos os Conferencistas procurarão analisar e debater. Estes são, ainda, componentes essenciais da compreensão do nível de segurança que o sistema financeiro pode oferecer para gerir as nossas poupanças.

Fernando Teixeira dos Santos é professor da Faculdade de Economia do Porto e Presidente da Comissão Executiva do Banco BIC. Foi Ministro de Estado e das Finanças entre 2005 e 2011. Ricardo Paes Mamede é professor do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde dirige o Mestrado em Economia e Políticas Públicas, e membro do Conselho Económico e Social.
 
A Conferência-Debate realiza-se no auditório da Loja de Turismo de Arouca, a partir das 21h00, com um período final aberto a discussão com a assistência.

O Círculo Cultura e Democracia tem o prazer de convidar todos a assistir e a participar.