Notas de Imprensa



Recital | "Dois violinos no Mosteiro"

No próximo dia 30 de Julho, pelas 17h, na Sala do Capítulo, no Mosteiro de Arouca, terá lugar um recital para dois violinos. O Círculo Cultura e Democracia volta assim novamente à música, precisamente um ano após ter promovido um recital de canto e piano, que deixou boa memória em todos quanto assistiram a esse momento musical. Serão intérpretes duas jovens artistas, a inglesa Laura Rickard e Matilde Loureiro, que tem raízes familiares em Arouca.

Neste recital serão executadas e comentadas várias obras para dois violinos de épocas e estilos variados, começando com uma sonata do compositor e violinista francês Leclair (1697-1764), do período barroco, e um dueto de Haydn (1732-1809), um marco do estilo clássico austríaco. Serão interpretados também dois andamentos da segunda Sonata para Violino solo de Bach (1685-1750), uma referência na música instrumental e cuja influência podemos sentir ainda na música de Prokofiev (1891-1953), nomeadamente na Sonata para Dois Violinos, que apresenta a estrutura típica da Sonata da Chiesa (como a sonata de Bach) mas numa linguagem modernista. Para completar esta festa de música para violino, serão executados os Duos de Bartók (1881-1845), inspirados no folclore húngaro.

A qualidade do programa, a já grande experiência das artistas e a beleza da Sala do Capítulo, onde decorrerá o recital, convidam a assistir!

A entrada é livre.